Entrou em operação na manhã desta terça-feira (20) o primeiro dos 30 novos trenschineses comprados pelo estado do Rio. A composição foi inaugurada pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, na sede da SuperVia, que faz uma viagem inaugural da Central até o Méier. Os novos trens têm capacidade para 1.300 passageiros, e são equipados com ar-condicionado, paineis de led, TVs de plasma, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional.
Também foi reinaugurada, nesta terça, aestação Silva Freire, no Méier, na Zona Norte, fechada por 22 anos. Reformada, a estação servirá como parada para trens semidiretos (ramal Japeri e Santa Cruz), e, segundo a SuperVia, vai melhorar o fluxo de passageiros nas estações Méier e Engenho de Dentro.
O primeiro trem chinês faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário urbano.
A Secretaria estadual de Transportes finaliza o processo de licitação para compra de mais 60 composições. A previsão é que, ainda no início do segundo semestre, todos os 30 novos trens chineses já estarão em operação.
Em janeiro, três dos 30 novos trenscomprados da China pelo governo do estado chegaram ao Rio. Os trens já vieram pintados com o logotipo dos Jogos Olímpicos.
0 comentários:
Postar um comentário