EM DESTAQUE

26 março, 2012

Bahia passeia e Goleia o Itabuna

Com quatro gols de Souza, Bahia goleia lanterna Itabuna e dispara na liderança (Eduardo Martins/Agência A TARDE)

Um verdadeiro show do Esquadrão neste domingo, 25, no Estádio de Pituaçu. No reencontro com a sua torcida após dois jogos fora, o Bahia simplesmente massacrou o lanterna Itabuna, pelo placar de 7 a 1. Mais uma vez, brilhou a estrela do “Caveirão” Souza, artilheiro da equipe no campeonato, agora com 17 gols.
O tricolor entrou em campo homenageando o mestre Chico Anysio, que faleceu na sexta-feira, 23. Cada jogador do Esquadrão carregava na camisa o nome de um personagem marcante do humorista. Quando a bola rolou, quem brilhou em campo foi o Profeta... Ou melhor, Souza. O camisa 9 abriu o placar com apenas 1 minuto de jogo e ampliou aos 15, ainda no primeiro tempo.
Na etapa complementar, o “Caveirão” voltou com tudo, marcando aos 3 e aos 5 minutos. Na sequência, começou o revezamento na goleada tricolor: Magno marcou aos 13, Júnior fez aos 40 e Lenine deu o golpe de misericórdia aos 46. Felipe descontou para o Dragão do Sul aos 44. O elástico placar de 7 a 1 deste domingo foi a maior goleada nesta edição do Campeonato Baiano.
O triunfo fez o Bahia disparar na liderança da tabela, agora com 39 pontos, contra 32 de Vitória e Feirense, respectivamente segundo e terceiro colocados. O Bahia de Feira continua em quarto, com 29 pontos. De quebra, o Esquadrão assumiu o melhor ataque da competição, com 47 gols marcados. Já são 50 no ano, o melhor ataque entre todos os times do Brasil.
Na próxima quarta-feira, 28, o Bahia visita o Feirense, em Senhor do Bonfim, pela 18ª rodada. O adversário vem de uma derrota, por 1 a 0, para o Juazeiro. Já o Itabuna, lanterna da tabela com apenas 10 pontos, recebe o Atlético de Alagoinhas, no Estádio Luís Viana Filho.
Primeiro tempo – O Bahia entrou em campo inspirado pela obra de um dos maiores mestres do humor brasileiro: Chico Anysio, falecido na sexta-feira, 23. Cada jogador do Esquadrão trazia na camisa o nome de um personagem do artista, como Prof. Raimundo (Marcelo Lomba), Alberto Roberto (Fahel), Nazareno (Jones Carioca), Baiano (Madson) e Coalhada (Zé Roberto).
A inspiração deu certo. O primeiro ato do show tricolor começou com pouco mais de 1 minuto de jogo: William Matheus cobrou escanteio na área do Itabuna, Fahel desviou no primeiro poste e Souza, sob a alcunha de Profeta, completou para o fundo das redes. 1 a 0 Bahia!
O começo fulminante não tirou o Itabuna de cena, que até tentou chamar um pouquinho de atenção nos minutos seguintes. Mas o dia era mesmo do Profeta. Aos 15 minutos, Souza aprontou mais uma das suas: recebeu nas costas da defesa, com total liberdade, e arrancou em direção ao gol; Pedro Henrique, goleiro do Dragão, e o zagueiro Alex tentaram impedir a progressão, mas o atacante passou no meio dos dois e empurrou para o fundo das redes. Golaço do Bahia, 2 a 0!
Ao fim do segundo ato, o Esquadrão tirou, por ora, o pé do acelerador. Voltou a assustar apenas aos 29, quando Lenine chutou de fora da área, Pedro deu rebote e Souza tentou marcar por cobertura, mas mandou para fora. Aos 39, Rafael Donato subiu mais que todo mundo na área e cabeceou à queima-roupa, para outra grande defesa do goleiro azulino.
Segundo tempo –  Foram longos 15 minutos de intervalo para a plateia em Pituaçu, que estava ávida por mais gols. E o Profeta, mais uma vez, fez questão de não decepcioná-los. Com 2 minutos, Madson entrou na área em velocidade e foi derrubado por Alex. Na cobrança do pênalti, Souza mandou no canto de Pedro: terceiro dele e do Bahia no jogo!
Mas o “Caveirão” tricolor queria mais. E a ideia do Profeta era não deixar a defesa azulina respirar. Aos 5, Zé Roberto recebeu na direita deu um belo passe para Souza, novamente com liberdade, avançar em direção ao gol. Porém, dessa vez, nada de driblar Pedro Henrique: o artilheiro resolveu cobrir o goleiro, marcando um belo gol. Quarto dele no jogo, 17º no campeonato e 4 a 0 Bahia.
Com o tempo passando, a inspiração do artilheiro tricolor começou a contagiar seus companheiros. O Bahia passou a atacar por todos os lados, e o Dragão se segurava como podia. Aos 13, chegou a vez de Magno, sob a alcunha de Bozó, brilhar. Madson fez uma linda jogada pela direita e cruzou rasteiro para o meio da área azulina; o meia apareceu de trás e fuzilou as redes: 5 a 0 para o Bahia!
O poderio ofensivo continuou, apesar do triunfo garantido. Aos 14, Lulinha, que tinha acabado de entrar, tentou de cobertura, mas a bola saiu. Aos 19, Magno deu um chapéu no marcador e tocou para William Matheus ficar de cara para o gol, mas o árbitro assinalou impedimento. Aos 26, Coelho, outra novidade na equipe, achou Lenine na pequena área; o volante carimbou o travessão.
O espetáculo já se aproximava do fim quando o tricolor transformou toda essa pressão em gols. E quem precisou reaparecer para que isso acontecesse? O Profeta. Souza dominou na intermediária e deu um belo passe para Tavares, ou melhor, Júnior, empurrar com categoria para o canto do gol de Pedro: sexto gol do Esquadrão!
Aos 44, o Dragão do Sul chegou a descontar com Felipe, que dominou na pequena área, girou e chutou; a bola desviou em Rafael Donato antes de entrar. Um belo gol do Azulino. Mas a festa não durou muito. Primeiro, pelavantagem tricolor, e segundo, porque Lenine deixou o dele logo em seguida. Aos 44, sob a alcunha de Bento Ribeiro, “o vampiro brasileiro”, o volante surgiu de supetão na área do Itabuna para desviar cruzamento Magno: 7 a 1.
Assim, chegou ao fim o espetáculo tricolor no Estádio de Pituaçu: maior goleada do Baianão 2012, melhor ataque do país e liderança isolada para o Esquadrão.
Bahia 7 x 1 Itabuna – 17ª rodada do Campeonato Baiano 2012.

Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).
Público: 6.584 pagantes.
Renda: R$ 81.900,00.

Árbitro: Jailson Macêdo Freitas.
Assistentes: Elicarlos Franco de Oliveira e Carlos Vidal Pereira de Oliveira.

Gols: Souza (quatro vezes: aos 1 e 15 minutos do primeiro tempo e aos 3 e 5 minutos do segundo tempo), Magno (aos 13 minutos do segundo tempo), Júnior (aos 40 minutos do segundo tempo) e Lenine (aos 45 minutos do segundo tempo) para o Bahia; Felipe (aos 44 minutos do segundo tempo) para o Itabuna.

Cartões amarelos: Souza (Bahia); Rogério e Wescley (Itabuna).

Bahia: Marcelo Lomba; Madson (Júnior), Rafael Donato, Titi e William Matheus; Fahel, Lenine, Magno e Zé Roberto (Coelho); Jones (Lulinha) e Souza. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Itabuna: Pedro Henrique; Felipe Lima, Alex, Diego (Lucas) e Wescley; Levy, Rogério, Mateus (Neto Baiano) e Rodrigues; Wágner (Felipe) e Fernando Baiano. Técnico: Gélson Fogazzi.
Resultados da 17ª rodada do Baianão

Bahia 7 x 1 Itabuna (Pituaçu)
Juazeiro 1 x 0 Feirense (Adauto Morais)
Atlético de Alagoinhas 1 x 1 Serrano (Serrinha)
Camaçari 2 x 0 Juazeirense (Armando Oliveira)
Vitória da Conquista 1 x 0 Fluminense de Feira (Lomanto Júnior)
Bahia de Feira 2 x 0 Vitória (Joia da Princesa)


0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More