EM DESTAQUE

29 março, 2012

Fotos de Salvador de ontem e de hoje


Vista da Ponta do Humaitá, na cidade baixa, em foto antiga. (Foto: Arquivo Municipal/Fundação Gregório de Matos)
Vista da Ponta do Humaitá, na Cidade Baixa, em foto antiga
(Foto: Arquivo Municipal/Fundação Gregório de Matos)
Para homenagear os 463 anos de Salvador, comemorados nesta quinta-feira (29), o G1preparou uma galeria de fotos especial para resgatar a memória e comparar com o momento atual dos pontos turísticos e locais emblemáticos da primeira capital do Brasil. A ideia é mostrar o que mudou em cada local fotografado, inclusive na tentativa, quando possível, de manter o mesmo ponto e enquadramentos registrados nas imagens em preto e branco.
Ponta do Humaitá atual. (Foto: Egi Santana/G1)Ponta do Humaitá em 2012 (Foto: Egi Santana/G1)
As imagens antigas da cidade foram cedidas pela Fundação Gregório de Matos (FGM) e fazem parte do Arquivo Histórico Municipal de Salvador, que é composto por quatro coleções que foram cedidas ao município: a da Prefeitura Municipal de Salvador, a do Diário de Notícias, a do jornal Estado de São Paulo e a coleção do professor Renato Berbert de Castro.
Segundo a responsável pelo setor de arquivos audiovisuais da Fundação Gregório de Matos, Neusa Carvalho, a maioria das imagens não possui referência em relação à época em que foi registrada, porém, a maior parte do acervo é composta por fotografias datadas entre as décadas de 30 e 50.
Rua do bairro do Curuzu, em Salvador. (Foto: Arquivo Municipal/Fundação Gregório de Matos)Rua do bairro do Curuzu (Foto: Arquivo Municipal/
Fundação Gregório de Matos).
Neusa Machado destacou a importância histórica do acervo da capital para a reconstrução da história do Brasil. “Nós somos visitados por pessoas do mundo inteiro, entre estudantes de mestrado, doutorado, turistas de todos os lugares e entusiastas da história. Podemos ver aqui, todos os dias, o quanto o arquivo histórico de Salvador é da maior importância para nós e também para o Brasil e o mundo. Todo esse registro constrói a história do nosso país. É um orgulho”, diz.

*As fotografias atuais realizadas pelo G1 serão cedidas à Fundação Gregório de Matos para compor o acervo de imagens de Salvador.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More