Um homem de 53 anos, considerado foragido pela Justiça da Itália, foi preso pela Polícia Federal de Porto Seguro (BA) na segunda-feira (19), após mandado de prisão expedido pelo Superior Tribunal Federal (STF), em Brasília, e executado por agentes da PF na cidade ao sul da Bahia. Segundo Eriosvaldo Renovato, chefe da Polícia Federal em Porto Seguro, o estrangeiro vivia no estado desde 1997 usando nome falso e é alvo de condenação por tráfico internacional de drogas pela Justiça italiana. Ele foi julgado no país de origem e deve cumprir pena de nove anos e 10 meses.
Renovato acrescenta que o italiano chegou a ser preso no estado brasileiro do Espírito Santo por crimes de tráfico e receptação de drogas cometidos no Brasil, sendo liberado em 1997. De lá, ele foi viver em Porto Seguro. “Ele não tirou documentos, como passaporte e carteira de motorista. Inclusive relatou que não viajava de avião para não ser localizado pela polícia”, diz o chefe da PF.“Ele era procurado pela Interpol [polícia internacional], mas tinha boa relação com a sociedade e atuava no setor imobiliário. Tem mulher e filhos brasileiros, além de uma série de imóveis na cidade”, informa o investigador, que relata ter recebido o mandado de prisão do STF na sexta-feira (16). Não houve resistência no momento da prisão. "Ele foi levado para a cadeia de forma pacífica e disse se sentir envergonhado por ter enganado as pessoas por todo esse tempo".
O italiano está detido provisoriamente na cadeia pública de Porto Seguro e, segundo o investigador, a Justiça italiana tem um prazo de 40 dias para providenciar a extradição. Caso contrário, ele pode ser solto.
0 comentários:
Postar um comentário