EM DESTAQUE

05 outubro, 2011

Vitória perde mais uma no Barradão e se complica

Série B: Vitória joga mal, perde e fica mais distante da zona de acesso para Série A (Eduardo Martins / AG. A TARDE)

Com gols dos modestos Saldanha e Alê, o Barueri surpreendeu o Vitória pelo placar de 2 a 1 na noite desta terça-feira, 4, no Barradão, pela 28ª Rodada da Série B 2011, e deixou o rubro-negro baiano mais distante da zona de classificação para a elite dofutebol nacional.
O Barueri aproveitou a fragilidade do Vitória e construiu o resultado logo na primeira etapa. Em tabela do volante Alê com Saldanha, o atacante mandou de esquerda no canto direito do goleiro Fernando, que não pôde evitar o primeiro tento da equipe paulista. Antes do apito final, Alê invadiu pela esquerda e chutou fraco, mas foi o suficiente para ampliar o marcador. O Vitória deu esperanças à sua torcida na segunda metade do segundo tempo, de pênalti, com Fábio Santos.
Mas faltou força. O time acabou penalizado pelo esquema utilizado pelo técnico Vágner Benazzi. O treinador, que tinha seis desfalques para a partida, mandou a campo um Vitória com formação diferente, com um esquema cujo despreparo durante os treinamentos ficou evidente. O Barueri marcou forte, não deu espaços ao Leão e teve a felicidade de aproveitar as poucas chances que criou na partida.
Sem Marquinhos, contundido, o time se ressentiu da falta de dinâmica na zona ofensiva. Benazzi apostou em Geovanni para se aproximar do atacante Fábio Santos e incumbiu o jovem Arthur Maia de criar as jogadas de ataque, ao lado de Preto, que visivelmente não dispõe de condições físicas. Para completar, os laterais Gilberto, pela esquerda, e Léo, no lado direito, foram inoperantes, não fizeram um bom jogo.
Apesar da derrota, o rubro-negro baiano, que permance com 40 pontos, perdeu apenas uma posição: está agora na nona colocação, a oito pontos do quarto colocado, o Náutico, que sofreu derrota de 1 a 0 para o Icasa, no Estádio Romeirão, no Ceará. O Americana, terceiro colocado, também com 48 pontos, tropeçou em casa diante do Bragantino: 1 a1. Quem lhe ultrapassou foi o Criciúma, que venceu o ABC por 3 a 1, no Heriberto Hulse.
O Vitória volta a jogar no próximo sábado, 8, às 16h20, contra o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Na Arena Barueri, o Grêmio Barueri recebe o lanterna Duque de Caxias, no mesmo dia e no mesmo horário.
O jogo – O técnico Vágner Benazzi, que mandou a campo um time com formação que testara em apenas 20 minutos de treinamento coletivo, esteve à frente de um Vitória que iniciou a partida com muita correria e pouca criatividade.
O Barueri foi o primeiro a criar chance real de gol no jogo. Aos oito minutos, Saldanha aproveitou sobra na grande área e ameaçou a defesa rubro-negra: o atacante quase marca, mas foi surpreendido pelo goleiro rubro-negro, que fez boa defesa.
O rubro-negro baiano até tentou, mas sem precisão. Aos 12 minutos, Preto aproveitou sobra na grande área e colocou, de direita, mas pegou mal na bola e ela, rasteira, passou longe da meta do goleiro Juninho.
A máxima dita no futebol “quem não faz, toma” se fez valer um minuto depois, após boa jogada da equipe paulista, pelo lado direito, nas costas do lateral Gilberto: Saldanha trocou passes com Alê, recebeu a bola na grande área e rematou, de esquerda: 1 a 0 para o Barueri.
A melhor chance do Vitória no primeiro tempo saiu em jogada de escanteio: Zé Luís desviou, após cobrança de Arthur Maia, mas Juninho, em noite inspirada, tirou a bola em cima da linha e evitou o gol de empate.
Geovanni cobrou falta aos 40, mas a bola foi para fora. Em rebote, Arthur Maia mandou por cima do gol, aos 44. E o castigo não demorou, mais uma vez: um minuto depois, Alê invadiu a grande área e com um toque sútil, finalizou. Gilberto tentou evitar, mas acabou ajudando a bola a percorrer o seu caminho mais trágico: 2 a 0 para o Barueri.
Segunda etapa – O treinador mandou o Vitória de volta a campo com duas alterações. Tirou Zé Luís e Preto e, promovendo as entradas de Lúcio Flávio e de Geraldo, colocou o time para cima. O rubro-negro tentou de todas as formas, mas parou na forte retranca armada pelo técnico do Barueri, René Simões.
Logo no primeiro minuto, Geovanni lançou Geraldo na área. O camisa 16 cabeceou bem, mas Juninho evitou. Aos 13, Arthur Maia fez boa jogada individual e obrigou o ex-goleiro rubro-negro a fazer outra grande defesa. Benazzi colocou Neto Baiano em lugar de Arthur Maia, e o Vitória passou a jogar com dois homens de área na partida.
Mas a linha de fundo permaneceu carente das presenças dos laterais Léo e Gilberto, e a mudança não surtiu efeito. O Vitória diminuiu de pênalti, aos 33, com Fábio Santos. Foram mais 15 minutos de pura correria. Alison e Geovanni conseguiram receber o terceiro cartão amarelo e não jogam contra o Bragantino, o jogo que dirá se o Leão subirá ou não.
Vitória 1x2 Grêmio Barueri - 28ª rodada da Série B 2011.
Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador (BA).
Árbitro: 
Alinor Silva da Paixão (MT).
Assistentes: 
Cleriston Clay Barreto Rio (Asp. Fifa/SE) e Jadir Leite Pimenta (MT).
Gols: Fábio Santos (Vitória, aos 33 minutos do segundo tempo)Saldanha (Barueri, aos 13 do primeiro tempo) e Alê (aos 45 do primeiro tempo).
Cartões amarelos: Fábio Santos, Alison e Geovanni (Vitória); Alê, Saldanha, Marcos Pimentel e Juninho (Barueri).
Vitória: Fernando; Léo, Alison, Jean e Gilberto; Zé Luís (Geraldo), Charles Vágner, Preto (Lúcio Flávio) e Arthur Maia (Neto Baiano); Geovanni e Fábio Santos. Técnico: Vágner Benazzi.
Grêmio Barueri: Juninho; Marcos Pimentel, Rodrigo Arroz, Edson Borges e Guto; Alê, Anselmo (Diego Giaretta), Ademir Sopa e Alex Maranhão (Gil); Léo Gamalho (Zé Carlos) e Saldanha. Técnico: René Simões.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More