EM DESTAQUE

22 outubro, 2011

Sem lenço e sem documento: vacilão perde prova do Enem


estudante perde prova - Enem (Foto: Tatiana Dourado/G1BA)Estudante de 15 anos chega atrasada e perde Enem
(Foto: Tatiana Dourado/G1BA)
Como em todos os anos, teve de tudo na chegada dos candidatos na primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em frente ao campus da Universidade Católica de Salvador, no bairro da Federação, região central da capital baiana, por onde cerca de 1.500 estudantes passaram na manhã deste sábado (22).
Os portões abriram dois minutos antes do meio-dia e fecharam exatamente às 13h. Quatro pessoas chegaram segundos após o cadeado ter sido fechado e bloqueado a entrada.

Entre os retardatários, estava Bianca Di Mônaco, de 15 anos. “Estou muito mal. Acordei tarde porque estava doente. Precisei pegar o táxi, mas não deu jeito. Me preparei muito”, lamenta a estudante do 2° ano do ensino médio, que iria fazer o Enem como teste pela primeira vez.
O estudante Daniel Fraga passou por uma situação mais inusitada. Ele estava dentro da Universidade, esqueceu o documento de identificação, pediu para um familiar buscar, mas ela chegou quando o portão já estava fechado. “Precisei sair de dentro do campus. O Enem era o meu objetivo central em curto prazo, queria fazer. Agora é organizar melhor, me preparar para o próximo ano”, comenta.
Daniel Fraga esqueceu documento e perdeu prova (Foto: Tatiana Dourado/G1BA)Daniel Fraga esqueceu documento e não entrou
(Foto: Tatiana Dourado/G1BA)
César Augusto, de 32 anos, que já cursa Engenharia Civil em uma universidade pública, também entrou na lista dos que perderam a prova por atraso. “Não calculei o tempo direito”, diz ele, que mora em Nazaré, bairro próximo ao local das provas.
O quarto estudante retardatário saiu sem conversar com ninguém.
Adiantados
Mais prevenida, Aline Viviane Santos da Silva, de 19 anos, chegou ao local às 9h temendo qualquer imprevisto. “Tive medo de engarrafamento e não conhecia direito a região, por isso quis chegar mais cedo”. Enquanto esperava o tempo passar, ela guardou lugar na sombra porque depois de um período de muita chuva, o sol voltou a aparecer em Salvador neste sábado. “Quanto mais o tempo passa, fico nervosa, o coração começa a acelerar. Só tinha umas três pessoas quando cheguei, agora já está cheio”, afirma.

As primas e estudantes Daniela Mota, de 17 anos, e Cecília Magalhães, de 15 anos, chegaram juntas. Daniela já está no 3° ano do Ensino Médio e tenta o Enem pela 2° vez. “Estudei normalmente, comprei alguns simulados. Na verdade, tento fazer o máximo de vestibulares possíveis como teste para o definitivo”, conta a jovem, que quer cursar medicina. Cecília, por outro lado, é estreante no Enem e afirma estar ansiosa. “Estou muito nervosa, é muita expectativa. Todos os amigos fazem, todo mundo comenta sobre o Enem”, relata.
Enem mãe e filha - salvador (Foto: Tatiana Dourado/G1BA)Filho faz Enem como teste, mas mãe não deixa de
acompanhar (Foto: Tatiana Dourado/G1BA)
Mães corujas
Luzi Pereira de Oliveira, de 40 anos, e seu filho, Danilo de Oliveira, 15 anos, eram os primeiros na fila que aguardavam a abertura dos portões em frente à Escola Politécnica da UFBA, bairro da Federação, para a realização das provas do Enem neste sábado.

“É a primeira vez do meu filho. Vim nessa e venho nas próximas”, conta. Danilo, que quer cursar jornalismo ou medicina, é mais um que já responde as provas como teste para o vestibular. “Estudei mais ou menos, ainda estou na dúvida do que quero fazer”, conta. A mãe só lamenta não ter levado o lanche de Danilo. "Não sabia que podia entrar com lanche, mas vou providenciar", diz.

A secretária Ana de Cássia Coelho, de 48 anos, também encarou o sol quente da manhã deste sábado para acompanhar a filha, Ana Ruth, de 17 anos, antes da prova do Enem. “Estou no 2° ano e me sinto confiante na prova de ciências naturais. Já sei que quero fazer design”, revela a estudante. A escolha do curso é apoiada pela mãe.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More