EM DESTAQUE

27 outubro, 2011

Plataforma Internacional de Dança 2011

image.png

De 3 a 11 de novembro, em Salvador Bahia


Colocarnossas danças nas bocas, ouvidos, mãos, olhos dos outros, do outroque constrói junto, que vai construir junto ou que vem construindojunto. Colocar nossas danças a serviço daquelas coisas que fazem avida valer a pena. É com esse ideal maior que em menos de duassemanas será realizada a Plataforma Internacional de Dança, a PID,em uma das cidades com maior eferverscência artística do país:Salvador, Bahia. Entre os dias 3 e 11 de novembro, o evento seespalhará por diversos pontos da cidade promovendo o debate sobre ofazer da Dança, em locais como Biblioteca dos Barris, Espaço Xisto,Sesc Pelourinho, Galeria Aliança Francesa, Teatro Moliere, Solar BoaVista de Brotas e Centro Cultural Plataforma. Programação completano sitewww.pidbahia.com.br.
rioseixos secruzarão durante a PID. Através da terceira edição do Semináriode Economia da Dança, da terceira edição das Jornadas sobreCuradoria para Dança e da segunda edição da Mostra Artística PID,mais conhecimento será produzido nos âmbitos de gestão,comunicação,produção,produçãoartistica, entreoutros que fazem parte dessa cadeia produtiva.
Ousado,o projeto compilaváriosobjetivos emmúltiplas atividades. Na busca do diálogo sobre a Dança, osterritórios dessa corrente artística serão explorados para darvazão ao novo. Novas ideias, novos ideais, novos projetos, novasdiscussões sobre o que tem sido produzido não apenas no universobaiano, mas brasileiro e além-fronteiras. Para isso, artistasdoUruguai,Colômbia,Argentina,Equador, Chile eAlemanha foramconvidados.
Comfoco no circuitoalternativoe experimentalaPID se apoia na ideia decolaboraçãoe acredita na associaçãocom o outro. “Convidamossempre pessoas que tenham um perfil que prioriza a qualidadeartistica sobretudo, dando visibilidade tanto a artistas e gestoresreconhecidos pelos grandes festivais como a aqueles que se mantêmem circuitos menores, alternativos, "off"”, conta NirlynSeijas, coordenadora geral da Plataforma junto com Catarina Gramacho.“Queremostentar tornar oinvisívelem visível.”
Eque cheguem novos pensamentos,novos trabalhos eque chegue vocêAsdiscussões serão pautadas na dança, mas todo admirador desseuniverso é convidado. As inscrições nsatividades são gratuitas e já podem ser feitas no endereçowww.pidbahia.com.br. Os ingressos dos espetáculos são gratuitos masprecisam ser retirados na bilheteria uma hora antes do inicio de cadaobra. Este evento está sendo viabilizado através de parcerias com oServiço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -SEBRAE-BA, a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB e aAMPLA Produções e Eventos.

Semináriode Economia de Dança
Questões da sustentabilidade,distribuição e difusão da dança na América Latina

Comoponta-pé nas atividades de reflexão sobre os processos econômicosque envolvem a Dança, no dia 3 de novembro, está programada apalestra “Introdução a Economia da Cultura”, ministrada peloespecialista em Economia da Cultura (consultor UNESCO, UFRGS, FACAMPe OEI), Leandro Valiati, em parceria com a SEBRAE. Em 
seguida,o público poderá escolher entre grupos de trabalhoque colocarão em pauta questãos sobre os modos de se viabilizar aDança considerando níveis de parceria junto ao governo, colegas deprofissião e público em geral. Serão discutidas e produzidasideias de novos projetos, alianças estratégicas e manifestoscoletivos nos dias 3, 4 e 6 de novembro. As atividades do Seminárioserão sempre pela manhã.

Jornadassobre curadoria para Dança
Experiênciase reflexões acerca deste labor na América Latina

AJornada de Curadoria terá uma duração de quatro dias, de 7 a 10 denovembro. Ela irá reunir agentes culturais nacionais einternacionais com experiência em programação, curadoria, críticae teoria de dança, mais convidados do representantes dos territóriosde identidade baianos. As discussões girarão em torno da ideia dereconhecer nas nossas práticas que tipo de pensamento curatorialestamos utilizando e como este repercute na produção artística.Principalmente, estaremos trabalhando sobre a possibilidade deconstruir coletivamente conhecimento sobre curadoria que responda àsnecessidades estéticas, artísticas, sociais e políticas da nossaregião sul americana tomando em consideração sua diversidade e suacomplexidade.

MostraArtística PID
Durante todos os dias da PID, 13obras serão apresentadas em espaços diversos da cidade. Elas foramselecionadas entre 125 que se apresentaram para a seleção decuradoria em 2010, realizada por Nirlyn Seijas (artista e produtorade Dança, especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pelaUFBA), por Jaqueline Vasconcellos (vídeo-artista e produtoracultural, especialista em Estudos Contemporâneos em Dança pelaUFBA) e por Gilsamara Moura (coreógrafa, bailarina e doutora emComunicação e Semiótica pela PUC-SP). Da Bahia, participarão seisobras. Além delas, vão haver duas de Minas Gerais, uma de SantaCatarina, duas do Uruguaui, uma da Colômbia e outra da Argentina,todos de diversos formatos, durações e tendências.
Do Uruguai, aportam em Salvador osartistas de Compañía, obra dirigida por Carolina Silveira. Segundoela, os profissionais envolvidos neste trabalho estão interessadosem processos criativos e metodologias de criação que abarquemdiferentes configurações e estratégias. “Acreditamos no que cadaconfiguração, projeto e processo demanda de dinâmicas internas.Nesse sentido nos interessa a troca de experiências epontos-de-vista com artistas de diferentes procedências geográficas,estéticas e culturais”, comenta.
Tomando como primera fonte deinspiração a obra narrativa do dramaturgo e escritor irlandêsSamuel Beckett – em especial as novelas “Compañía” e “Malonemuere”, além de uma série de contos –, a Compañía tentadesentranhar seus fundamentos e seu projeto estético implícito para se aproximar da sua natureza a partir da linguagem das cenas. Aapresentação do grupo será realizada no SESC Pelourinho, às 20h,dia 08 de novembro.
Trazendo a companhia de dançacontemporânea colombiana Danza Común, Zoitsa Noriega comenta que ointeresse pela construção de uma linguagem própria resultou nacriação de “Campo Muerto”, em 2008. “Procuramos que nossaspropostas de movimento se articulem à um contexto específico e àpoética que necessita cada um dos temas que queremos tratar”,explica Noriega. A obra a ser apresentada é uma resposta ao altoteor de violência diária observada na Colômbia. “Quisemos nosreferir, especialmente, ao horror que a população civil temsofrido”, diz ela, que estará acompanhada de oito artistas noTeatro Movimento, na Escola de Dança da UFBA , dia 10 e 11 denovembro, às 20h.

Oquê? PlataformaInternacional de Dança (PID)
Quando?De 3 a 11 de novembro de 2011
Quem?Profissionaise público interessado em Dança
Quanto?Grátis
Onde?Bibliotecados Barris, Espaço Xisto, Sesc Pelourinho, Galeria AliançaFrancesa, Teatro Moliere, Solar Boa Vista de Brotas, Centro CulturalPlataforma, entre outrosespaços culturais em Salvador, Bahia

Paramais informações, acesse www.pidbahia.com.brou envie e-mail para pidbahia@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More