EM DESTAQUE

19 outubro, 2011

Prefeitura deve R$ 9 milhões a cinco Pronto Atendimentos



Emergência do centro de saúde da Boca do Rio, administrado pelas OsidA prefeitura de Salvador deve também cerca de R$ 9 milhões a quatro instituições privadas que administram cinco das nove unidades de Pronto Atendimento (PA) de Salvador, segundo revelou ontem o secretário municipal de Saúde Gilberto José. A dívida corresponde ao mês de agosto deste ano, e em alguns casos aos meses de junho e julho, e foi provocada pelo déficit no financiamento federal da Saúde na capital, segundo defende Gilberto José, que prometeu saldar o débito “assim que for entrando recursos”.
O atraso nos repasses da prefeitura para as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) levou o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, a determinar que o dinheiro do SUS seja repassado diretamente para a Osid, a partir de novembro. A decisão foi tomada numa reunião em Brasília na terça-feira, 11, da qual participou o secretário Gilberto José, que pretende recorrer da decisão.
Manifestação -  Médicos, pacientes e funcionários das Osid marcaram para hoje, a partir das 8h30, um abraço simbólico, na sede da instituição, no Largo de Roma. A manifestação é em protesto contra atual gestão dos recursos da saúde e a favor da dignidade da assistência. “Vamos sinalizar os motivos nessa luta a favor da saúde”, disse o gestor Sérgio Lopes. Durante a mobilização, os atendimentos na sede estarão suspensos.
Usuários dos postos e pacientes aprovam o atendimento nas unidades. A cozinheiro Marcela Pereira dos Santos, 23 anos, não se conforma com a notícia. “Muitas pessoas precisam disso aqui. Esse posto salva a vida de muita gente. Muitos vão ser prejudicados se ele parar de funcionar. Estou triste com isso”, disse ela, no posto da Boca do Rio. As duas unidades oferecem serviços ambulatoriais, consultas e emergenciais 24 horas por dia, em várias especialidades. “Eu moro no Nordeste de Amaralina e venho na Boca do Rio porque sou bem atendida”, garantiu Jeane Borges, auxiliar administrativa.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More