EM DESTAQUE

10 novembro, 2011

Chuva diminui, mas previsão é de mau tempo até o fim de semana

Tempo em Salvador (Foto: Reprodução/TV Bahia)

A chuva forte deu uma pequena trégua nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10), mas segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia, Salvador vai permanecer com clima nublado, intercalado com alguns períodos de sol, pelo menos até sábado (12).
A temperatura é considerada estável nesta manhã, com máxima de 25°C e mínima de 20°C. A intensidade dos ventos é avaliada como fraca e moderada, conforme informa o Instituto.
“No decorrer dessa semana, vamos continuar com as pancadas de chuva, mas não com a intensidade que tivemos, chovendo o tempo inteiro. As pessoas às vezes confundem. São chuvas, com alguns períodos de melhorias. O sol aparece em alguns momentos, sempre ficando nublado e chuvoso”, explica a meteorologista do Inmet Cláudia Valéria.
Em dois dias, choveu mais do que o volume previsto para todo o mês de novembro na capital baiana. Segundo a especialista, o último registro de chuva acima da média na cidade ocorreu em 2006. “Nos últimos anos, a gente tem tido sempre chuvas em torno ou abaixo da média. Então, a gente acaba esquecendo que fatos como esses também ocorrem por aqui”, opina.
A população das regiões central, sul e oeste da Bahia também estão vivenciando situação de chuva. “O sul tem período chuvoso diferente do litoral. Lá coincide com a primavera-verão, enquanto na capital é no outono-inverno. Há exceção de chuvas no momento apenas na região nordeste”, diz Valéria.
Situação de emergência
A Prefeitura de Salvador decretou situação de emergência de 90 dias na cidade no início da noite de quarta-feira (9), por conta das chuvas que atingem a capital baiana desde o início desta semana. A decisão foi tomada em uma reunião feita pelo prefeito João Henrique com representantes de órgãos da administração municipal.
Estragos
No final da tarde de quarta, um prédio de três andares desabou no bairro de Massaranduba e três pessoas ficaram soterradas. As três foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE) e para o Hospital do Subúrbio. Uma outra pessoa, segundo informações da Defesa Civil, pode estar sob os escombros.
Com esta ocorrência, Salvador registrou 11 desabamentos de imóveis e 16 desabamentos parciais somente na quarta-feira. Segundo a Codesal, mais 31 imóveis ainda ameaçam cair. Cerca de cem famílias estão desabrigadas na cidade. Até o início da tarde, o órgão registrou 447 chamados de emergência.
Durante a madrugada, uma residência desabou após um deslizamento de terra no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, na Cidade Baixa. Segundo a Codesal, não houve feridos.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More