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11 outubro, 2012

Novo carro da Hyundai tem fila de espera

"Euforia" ou "bombando" foram palavras usadas por gerentes de algumas das novas concessionárias que levam o nome Hyundai do Brasil para descrever o primeiro dia de vendas do hatch HB20, na última quarta-feira (10). Eles relataram casos de clientes que já haviam comprado o carro sem ao menos vê-lo - na tradicional pré-venda, recurso usado por muitas marcas. Agora, com o hatch exposto nas concessionárias, consumidores podem conhecê-lo de perto, mas sem andar nele.

Entre as 120 lojas que compõem a rede que venderá exclusivamente o HB20 no país, cerca de 30 que atenderam a telefonemas do G1 na quarta disseram que ainda não possuíam unidades para test-drive.
Bruno Gattai, diretor comercial do grupo Smaff, com concessionárias em Brasília, Teresina e Fortaleza foi um dos que afirmaram ainda não ter carro de teste. Segundo ele, isso só acontecerá na próxima terça-feira (16). Outras lojas relataram que receberão os carros de test-drive na segunda (15).

hyundai hb20 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)hyundai hb20 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
O diretor comercial ressaltou que isso não impediu a conclusão das vendas. “A loja está parecendo uma rodoviária. Não conseguimos dar conta do banheiro, dos copos de água, do café...”, descreveu. “O lançamento oficial é hoje [quarta], mas teve uma explosão de procura desde o dia 1º de outubro. Há 20 anos trabalho no mercado de veículos e nunca vi isso”, disse o diretor, acrescentando que possui 435 pedidos com o sinal pago. Segundo Gattai, a meta do grupo é vender por mês 500 unidades em cada uma das duas lojas de Brasília.

Outra concessionária que vende ainda sem test-drive é a Santa Fé, em Francisco Beltrão (PR). Mesmo assim, segundo o gerente Robson Carponi, 20 carros já foram comercializados, sendo que apenas 11 deles estavam disponíveis de pronta-entrega. "Para uma cidade com 90 mil habitantes é muita coisa", avaliou.

Venda durante a limpezaO diretor de vendas Nivaldo Pessoa, da Ulsan, em Campo Grande, conta que começou a vender o HB20 antes da data oficial de lançamento. "Na verdade, ontem [terça] à noite, a loja estava sendo limpa ainda, para a abertura hoje, e os clientes entraram. Eles nem ligaram para a água no pé... Vendemos 2 carros durante a limpeza", contou Pessoa. Na última quarta, ele disse ter feito mais 19 vendas.

O local antes era uma concessionária da Volkswagen, mas a maioria das lojas ouvidas pela reportagem, antes de se dedicarem ao primeiro carro nacional da Hyundai, eram revendas da marca com a concessão do Grupo Caoa para vender os modelos importados.
Elas mudaram o foco porque montadora decidiu separar os produtos: onde se vende o HB20 não é comercializado nenhum modelo trazido da Coreia do Sul. A própria Caoa terá unidades da Hyundai Motor Brasil e outras de importados. A ideia é que os pontos da HMB sejam exclusivos dos carros nacionais da marca, produzidos em Piracicaba (SP). Depois do hatch, a "família HB20" crescerá com um sedã e uma versão "aventureira".

Há concessionárias que nem os carros da “primeira leva” receberam ainda. É o caso da GTS–Barreiras, na Bahia. De acordo com o gerente de vendas, a demora na entrega aconteceu porque o processo burocrático de abertura da loja atrasou. “Aqui é mais longe, demorou mais para chegar o material de instalação”, explicou. Segundo ele, 44 carros estão para chegar e 9 já foram vendidos. A lista de espera é de mais de 20 clientes.
 
Funcionários de lojas ouvidas dizem que o preço praticado é o sugerido pela Hyundai na ocasião da apresentação do modelo, partindo de R$ 31.995 (veja todos os preços e versões), que é o valor da versão de entrada com motor 1.0. Muitos, no entanto, afirmam que o HB20 1.6 é mais procurado -justamente a motorização considerada o foco da Hyundai.

E o preço da revisão?
Além de comprarem o carro sem ter dirigido ou antes mesmo de tê-lo visto, os clientes ainda não sabem quanto vão pagar exatamente nas revisões. A maioria das 30 lojas ouvidas diz que não recebeu a tabela com os valores.

“O preço será tabelado, mas ainda não foi divulgado oficialmente. As duas primeiras [revisões], de 10 mil km e 20 mil km, terão a mão de obra paga pela montadora, devem ficar em R$ 200 e R$ 300, respectivamente. Já a de 30 mil km chega a até R$ 500”, estima o gerente de vendas da Toksu, em Barbacena (MG), Alessando Lopes, outra que tem fila de espera.

Lojas da capital paulista não atenderam telefonemasO G1 tentou falar com todas as 10 concessionárias da capital paulista, a maioria delas pertencente ao grupo Caoa. No caso das lojas do grupo, a ligação era transferida para uma gravação, mas ninguém atendeu. Os telefones das outras duas, localizadas no Carrão e no Ipiranga, foram apontados como números inexistentes. Os números discados foram os divulgados no site da Hyundai Motor Brasil (www.hyundai.com/br).

Em Santo André, no ABC paulista, uma unidade Caoa já operava como Hyundai do Brasil. De acordo com o gerente de vendas Alexandre Figueiredo, a meta do grupo para 30 lojas que venderão os carros nacionais é de emplacar 7,5 mil unidades do HB20 ao mês. “A meta por loja é de 250 unidades mensais”, explicou Figueiredo, que esperava ter 30 negócios fechados no 1º dia. “O movimento está muito grande, 100 pessoas já passaram hoje por aqui. Isso porque é uma semana difícil, de véspera de feriado”, disse.

O G1 entrou em contato com a Hyundai do Brasil para obter informações sobre quantas concessionárias realmente abriram na última quarta e quais delas já oferecem test-drive. Até o fechamento da reportagem, a montadora não havia retornado o contato.

De acordo com comunicado oficial, a operação começa com 120 concessionárias localizadas em 101 cidades de 24 estados. "As lojas são controladas por 65 grupos independentes que estão prontos para vender e oferecer serviços para o HB20", diz o texto. O modelo da Hyundai foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil e começou a ser produzido no último dia 20, em Piracicaba.

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