EM DESTAQUE

15 fevereiro, 2012

Graça Foster diz que segurança é prioridade na sua gestão na Petrobras


A nova presidente da Petrobras, Graça Foster, disse, em entrevista exclusiva aoJornal da Globo, que as prioridades de sua gestão na estatal serão segurança para evitar acidentes ambientais e investimento no etanol. Ela também pediu paciência aos investidores.
Hoje foi o primeiro dia de trabalho da nova presidente da petrobras, a primeira mulher do mundo a comandar uma empresa de gás e petróleo.
Jornal da Globo: O lucro da Petrobras no 4º trimestre de 2001 foi metade do que se esperava. As ações na Bolsa despencaram. O que a senhora tem a dizer para acalmar os investidores?
Graça Foster: “Para estes imediatistas, que eles tenham um pouco de paciência. E os demais, estas interferências que tivemos não terão efeito tão grande, porque a produção de petróleo nosso cresce a partir de 2013, 2014, quando teremos 46 sondas de perfuração. Entendo que são momentos que causam ansiedade naqueles que investem. Mas aqueles que olham uma carteira a longo prazo sabem que podem esperar os melhores resultados dos Uma das explicações para a queda nos lucros foi o aumento da importação de gasolina a preços elevados, e que não estão sendo repassados para o consumidor brasileiro para impedir um avanço da inflação.
Graça Foster garante que essa política de preços vai ser mantida. “Manutenção por hora, por hora, dos preços como estão.
Jornal da Globo: Quado vai haver aumento de preços?
Graça Foster: “Não está marcado. Nós precisamos repassar sim, mas numa condição de longo prazo. Imagina num mercado que cresce, você começa a aumentar, a aumentar os preços você não sabe que tamanho este mercado fica. Então precisamos olhar isso com muita cautela”.
Etanol
Graça Foster afirmou que uma das prioridades é o investimento em etanol, uma estratégia para aumentar a oferta no mercado interno e diminuir a dependência da gasolina importada.
“Se você tem etanol, se o etanol volta, você tem etanol, gasolina 25%, e essa pressão para importação desaparece ou miniminiza. Hoje nós somos, nosso mercado, somos o 3º em participação. Uma participação pequena, mas somos o terceiro. É muito diluído. Temos 400 produtores. Somos 3º em marketing-share em torno de 9%, nós e os sócios. E nós vamos ser o primeiro em etanol. E vamos, a nossa participação será de 12%. Nós seremos o 1º, 12%”.
Nos últimos meses, o vazamento de óleo da empresa Chevron e da própria petrobras no pré-sal acenderam o sinal de alerta sobre a segurança das operações no país.
Jornal da Globo: Segurança na sua gestão é prioridade?
Graça Foster: “Prioridade um. Capaz de interferir em qualquer plano de metas. Um gerente na plataforma não precisa telefonar para pedir autorização em lugar nenhum para parar uma sonda. Ele tem que parar. Ele tem autorização. Ele tem o dever de na dúvida parar”.
A primeira mulher a se sentar na cadeira da presidência quer deixar sua marca. “Eu quero produzir oléo, quero produzir etanol, que eu considero extremamente importante”.
Toque feminino
Jornal da Globo: Qual vai ser o toque feminino que a senhora vai imprimir na sua gestão?
Graça Foster: “Faço muito questão de manter integração das equipes”.
Jornal da Globo: É uma relação um pouco maternal?
Graça Foster: “Maternal. Exatamente, quero ver estas equipes trabalhando juntas, só eu posso brigar, não quero que ninguem brigue com ninguem”.

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More