EM DESTAQUE

29 setembro, 2011

Estudante morre com meningite C em Salvador


Uma estudante de enfermagem é a mais recente vítima de meningite meningocócica do tipo C em Salvador. A jovem morreu em casa no domingo (25), no condomínio Arvoredo, no bairro Tancredo Neves. Ela é a 41° vítima da doença na Bahia.
Vizinhos relatam que tentaram conseguir medicamentos no posto de saúde do bairro para evitar risco de disseminação da doença, mas o procedimento preventivo chamado de profilaxia não foi realizado.
Crianças de até dois anos podem se vacinar de graça em qualquer posto de saúde. A partir dessa idade, é preciso recorrer às clínicas particulares, que cobram em média R$ 70 pela dose.
O estado soma 71 mortes por meningite de vários tipos em 2011, sendo que 41 delas foram decorrentes do tipo C, considerado a mais grave variação da doença.
Sintomas
A meningite é transmitida por gotículas da saliva e por contato humano. Por isso, é preciso redobrar o cuidado nas estações frias, quando as pessoas ficam mais tempo em ambientes fechados.
Segundo a Anvisa, os sintomas da doença são febre alta abrupta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez no músculo da nuca, ombro e costas, falta de apetite, dores musculares e agitação física e mental, além de manchas vermelhas na pele. Crianças com menos de um ano podem sentir moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo, rigidez corporal com ou sem convulsões.

1 comentários:

Infelizmente enfrentamos um surto de meningite em Salvador. É preciso que as autoridades se posicionem e criem campanhas mais agressivas para conter o aumento de casos no Estado.

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More