EM DESTAQUE

30 novembro, 2012

Economina registra crescimento no 3o. trimestre

Economia cresce 0,6% no 3º trimestre (Editoria de Arte/G1)
A economia brasileira cresceu 0,6% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB alcançou R$ 1,0983 trilhão.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, o PIB mostrou expansão de 0,9%. De janeiro a setembro, a alta acumulada do PIB é de 0,7%, abaixo da variação de 3,2 no mesmo período de 2011. Já nos últimos quatro trimestres a economia mostrou alta de 0,9%.

O resultado veio bem abaixo do esperado pelo mercado e pelo governo. A previsão dos analistas era de alta de cerca de 1% na comparação trimestral. Já o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou na semana passada que esperava uma expansão de 1,2%. Ainda assim, a taxa de 0,6% foi a maior desde o primeiro trimestre de 2011, quando ficou em 0,7%.

O IBGE também revisou para baixo o crescimento do PIB no segundo trimestre, de 0,4% para 0,2%, deixando o Brasil ainda mais longe do resultado previsto pelo governo no início do ano – o governo projetava então um crescimento de até 4,5% no Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2012.

Setores
Entre os setores, o maior crescimento foi registrado pela agropecuária, com alta de 2,5% na comparação com o período de abril a junho. Na indústria houve aumento de 1,1%, enquanto os serviços registraram taxa de variação nula.
Na indústria, o crescimento foi puxado pela indústria de transformação, que se expandiu em 1,5%, e pela construção civil (0,3%). As demais atividades caíram: extrativa mineral (-0,4%) e eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (-0,5%).

0 comentários:

Postar um comentário

Parceiros

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More